Conheça os Benefícios do Açúcar Demerara.

Explicamos detalhadamente os benefícios do açúcar demerara.

As alternativas para não depender do açúcar refinado são muitas, porém percebemos que a grande maioria tem dificuldades em saber qual açúcar usar, nesse post vou te apresentar o açúcar demerara. 

Presente em nossa casa a mais de 400 anos o açúcar branco é alvo de muitas criticas por médicos e especialistas no assunto. É comprovado que o açúcar apenas tem a finalidade em dar saciedade momentânea, tornando a população totalmente dependente do seu doce. 

O açúcar refinado é ágil em sua absorção pelo corpo, o seu poder em atuar como tranquilizante ao tornar serotonina no cérebro, hormônio do prazer e bem-estar dando sentido ao vicio pelo açúcar. 

O que leva muitas pessoas a querer mudar os hábitos em consumir açúcar branco são doenças como a diabetes, câncer, problemas cardiovasculares e, ainda, a obesidade. 

Como alternativa buscam o açúcar demerara como alternativa mais saudável para diminuir os riscos de desenvolver doenças crônicas a longo e curto prazo. 

Quer saber mais sobre esse poderoso ingrediente? Então, continue de olho nesse post e conheça os benefícios do açúcar demerara para o corpo. Vamos lá?

imagem Açúcar Demerara

O que é Açúcar Demerara?

O açúcar demerara também é obtido a partir do processo da cana-de-açúcar, passa por um refinamento leve, conserva as vitaminas e minerais. Diferente do que acontece com o açúcar refinado que, após passar pelo processo de refinamento, perde todos os nutrientes que existia anteriormente. 

Observe que apesar dele ter vitaminas e mineiras o demerara tem índice glicêmico alto, calorias iguais ao açúcar refinado. 
 
Para quem está em uma dieta o demerara não é a melhor opção, a cada 5 gramas consta 20 calorias.

Benefícios do Açúcar Demerara 

Um excelente benefício do açúcar demerara é que ele não tem aditivos químicos, seus cristais são marrom-claros e seu valor nutricional é elevado, semelhante ao açúcar mascavo. 

Em regra, quanto mais escuro é o açúcar, mais concentrados e mais nutrientes existem nele. Quanto mais branco o grão ele é, mais química tem em sua composição. 

Comparado ao mascavo, o demerara não tem sabor forte. Então pode ser utilizado em qualquer receita sem alterar o sabor e a consistência final do produto.
 
Bom de qualquer maneira o demerara é uma alternativa válida e um pouco mais saudável que o refinado, o seu processo é menos do que o açúcar branco. A última etapa onde são adicionados aditivos químicos com a finalidade de chegar à tonalidade branca e refinada, não acontece no açúcar demerara.

Quantas Calorias têm o Demerara?

Uma colher de chá de açúcar branco tem aproximadamente 20 calorias, quase o mesmo que uma colher de chá de açúcar demerara, a diferença está na quantidade de vitaminas e minerais. 

Observe os nutrientes presentes no açúcar demerara para cada 100 gramas de alimento:

  • Vitamina B1: 0,01mg
  • Vitamina B2: 0,01mg
  • Vitamina B6: 0,03mg 
  • Cálcio: 85mg
  • Magnésio: 29mg
  • Cobre:0,3mg
  • Fósforo: 22mg
  • Potássio: 346mg
  • Calorias: 376 cal
  • Carboidratos: 97,33g

Ressaltamos que o ideal é não usar nenhum tipo de açúcar. O demerara contém mais nutriente que o refinado, porém não é a melhor opção a ser utilizada. 

Mas se você não consegue ficar sem nenhum tipo de doce no seu cafezinho ou suco a melhor alternativa depois do açúcar mascavo é o demerara. Tenha precaução com as porções, use o mínimo possível e vai diminuindo até seu paladar se acostumar com menos açúcar possível. 

Seja Prudente 

Estudos comprovaram que o açúcar demerara é podre em vitaminas. Não é recomendado consumir açúcar apenas com o intuito de obter nutrientes. O seu excesso pode ser desfavorável. 
 
Tanto o açúcar refinado, quanto o demerara contêm calorias. Entretanto, o açúcar demerara é um pouco mais saudável que o açúcar branco, por preservar mais nutrientes em seu preparo ele deve ser usado com moderação assim como o branco. 
 
Pessoas diabéticas devem evitar o seu uso, os cuidados são os mesmos como qualquer outro açúcar, busque reduzir ou eliminar seu uso.
Importante: Consulte sempre seu médico, apenas ele pode indicar a melhor opção para você. 

Já quem não sofre de diabetes a melhor opção é substituir o açúcar refinado pelo açúcar demerara ou mascavo. 

Compartilhe esse post com seus amigos, os nossos conteúdos podem ajudar eles também! 

Um grande abraço da Amadinha ;) 
Escreva-se aqui e ganhei um Ebook com 7 Sobremesas Fitness com receitas práticas que vão auxiliar em sua dieta!
Insira seu e-mail abaixo para receber o Ebook